Democratas Mulher realiza encontro marcante e fortalece partido em Ariquemes - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Democratas Mulher realiza encontro marcante e fortalece partido em Ariquemes

Assessoria, 08/12/2019 19h43

  Imprimir
 
 (Foto: Assessoria) Ampliar imagem:  (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Liderado pela família Follador, centenas de pessoas que participaram do Seminário elogiaram muito.

O evento é parte da estratégia do Mulher Democratas Estadual, realizado em Ariquemes, na manhã de sábado (07) na Chácara Dorneles, através da organização do Mulher Democratas Municipal, liderado pela representante da comissão, professora Ana Follador, esposa do deputado Adelino Follador, e reuniu centenas de pessoas, em sua grande maioria mulheres.

O objetivo do chamado “Seminário Mulher Democratas”, que vem sendo realizado em vários municípios do estado, é o fortalecimento da atuação política de mulheres pelo Brasil, estratégia adotada pelo partido desde sua reformulação, em que traz o slogan: “Sem participação, não há mudança!”.

A abertura oficial do evento foi feita pelo vice-presidente estadual do partido, deputado estadual Adelino Follador, que falou da importância da participação das mulheres na política.

“Ao longo da história é possível ver o quanto esta participação cresceu, mas ainda é muito pequena em comparação com o gênero masculino, por isso, o Democratas tem se esforçado para fazer com que cada vez mais as mulheres se tornem militantes, pois não podemos deixar crescer essa cultura de que política é ruim, pelo contrário, a política é boa e tudo se constrói através da política, o que existe são pessoas ruins que usa a política para cometer crimes e atuar em benefício próprio, precisamos de pessoas de bem e principalmente das mulheres participando, para que seja estabelecida a política que respeite as leis e alavanca o bem estar do povo, com práticas ordeiras e empreendedoras prezando pelo cumprimento dos princípios administrativos ”, falou Adelino Follador.

A anfitriã, Ana Follador, agradeceu o empenho da equipe que trabalhou na organização, com sua experiência na política, tanto com mandatos de vereadora em Cacaulândia e como esposa do deputado Adelino, disse que o sucesso do encontro se deve a cada um que fez sua parte com amor e dedicação, “e este é o espírito que devemos ter em tudo que fazemos, a mulher tem um dom especial, só pra exemplificar, se estivermos em uma floresta, os homens enxergam o todo, as árvores maiores, enquanto que nós somos capazes de ver, além do todo, os pequenos detalhes, como uma linda flor, as pequeninas formigas transportando folhas que pesam muitas vezes mais que seu próprio peso e por aí vai. Nós precisamos dos homens, mas eles também precisam de nós, por isso temos que participar mais”. Finalizou Ana.

Lucas Follador, vice-prefeito de Ariquemes e presidente municipal do Democratas, também destacou a importância da participação das mulheres na política, “hoje é preciso de uma Lei para que se tenha o mínimo de mulheres nas eleições, é preciso que a Lei seja cumprida sem precisar convencer ninguém, ou até mesmo que a questão do gênero seja observado do lado oposto, ou seja, que os homens ocupe estes 30%. Nesse sábado chuvoso, as mulheres democratas demonstraram serem super engajadas e tiveram uma participação maciça no Seminário Mulher Democratas. Esse evento teve como objetivo principal o fortalecimento da atuação política de mulheres, mostrando que elas se interessam por política sim! Mulheres fortes e responsáveis à serviço da democracia, comprovando que lugar de mulher também é na política. O Brasil precisa de vocês. Participem!”. Concluiu Lucas.

O senador Marcos Rogério fez um discurso emocionante, de maneira didática enfatizou o sentimento que as pessoas vêm tendo em relação à política, fazendo uma analogia teológica, disse que a sociedade precisa curar a alma, “essa geração tem se preocupado muito com o corpo, e isso é importante, assim como muitos cuidam do espírito, mas a alma está doente, existe muito radicalismo extremo, esse não é o caminho para a transformação que precisamos”, disse. Outro ponto falado foi sobre a trajetória para se alcançar o que foi planejado, sobre isso o senador disse que muitas vezes só enxergamos os objetivos e quando se chega lá se sente infeliz, “temos que aprender a apreciar a trajetória, o caminho que percorremos, e saber que perdendo ou ganhando sempre aprendemos. Muitas vezes a trajetória é mais importante que o resultado”, e concluiu falando da enfermidade de sua mão, recém-diagnosticada com uma doença grave, o que arrancou o choro dos presentes.

Outro ponto alto do encontro foi a palestra ministrada pelo magistrado, Drº Juacy dos Santos Loura Júnior, que tem longo currículo jurídico e é especialista em Legislação Eleitoral, abordando temas relevantes sobre as novas alterações na legislação e a participação popular na política, apresentando dados específicos sobre as mulheres, como por exemplo, em dezembro de 2017,  o percentual de mulheres parlamentares no Congresso Nacional que era de  11,3%. No Senado, 16,0% eram mulheres e, na Câmara dos Deputados, 10,5%. Três estados brasileiros não tinham nenhuma deputada federal: Paraíba, Sergipe e Mato Grosso. Juacy destacou também o esforço dos Tribunais Eleitorais (TRE) através de campanhas de conscientização para a participação das mulheres na política.

O Seminário fortaleceu o Democratas com novas filiações, dezenas de pessoas preencheram a ficha de filiação, e em sua grande maioria as mulheres, que demonstram entusiasmo e identificação com a sigla, o que garante uma grande nominata para disputa das eleições 2020.

Entre as novas lideranças filiadas está Dalva Batista, que fez a seguinte declaração: “Eu pude perceber que o grupo Follador e o Democratas realmente se preocupa, valoriza e respeita as mulheres, no Seminário deste sábado percebi que a mulher realmente precisa entender que elas têm muita força dentro da política, eu vi que a ideologia há muitos anos tá no sangue, na alma, amo política, amo fazer política, espero que muitas mulheres que começaram a participar dessa grande ideologia, que elas realmente possam vir a se candidatar em 2020, Deus que abençoe cada uma dessas pessoas que esteve presente, pois foi um dia espetacular, muitas novidades, autoridades, pessoas que eu não via há algum tempo, me senti em casa, me senti à vontade, coisas maravilhosas que vem acontecendo, e vi todas as mulheres radiantes nesse encontro, eu senti ali uma grande força da mulher, que elas realmente agora criaram coragem, não estão tímidas como nas eleições passadas”, disse Dalva.

A professora Isabel, em tom de humor, disse que “biblicamente os homens são a cabeça, mas as mulheres são pescoço, e sem pescoço a cabeça não se sustenta”, arrancando gargalhadas e aplausos.

A vereadora Graça Davelli (PTB) também arrancou risos em seu discurso, ao dizer: “Troquei fraudas deste menino”, se referindo ao Lucas Follador, lembrando que foi babá dos filhos de Adelino e Ana.

Além de simpatizantes, participaram do Seminário lideranças e autoridades de vários municípios do Vale do Jamari, entre eles os prefeitos, Edir Alquieri (DEM) de Cacaulândia, Evandro Marques (DEM) de Monte Negro, Moisés Cavalheiro (MDB) de Itapuã do Oeste, vereadores Paulo Coronel (DEM), de Cacaulândia, Cleide Melo (DEM) de Governador Jorge Teixeira, Nilsinho (DEM) de Itapuã do Oeste, Adeilton (DEM) de Cujubim, Francisca Meireles (PDT) de Rio Crespo, Nairton da Saúde (PP), Renato Padeiro (PDT) e Pastor Ironildo (Republicanos) de Ariquemes.

Autor: Assessoria

Democratas Mulher realiza encontro marcante e fortalece partido em Ariquemes

 

Democratas Mulher realiza encontro marcante e fortalece partido em Ariquemes

 

Democratas Mulher realiza encontro marcante e fortalece partido em Ariquemes

 

Democratas Mulher realiza encontro marcante e fortalece partido em Ariquemes

 

Democratas Mulher realiza encontro marcante e fortalece partido em Ariquemes

 

 

     

   © Copyright 2009 | 2020    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |