Aumento no índice de infestação pelo Aedes Aegypti preocupa autoridades em Ariquemes - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Aumento no índice de infestação pelo Aedes Aegypti preocupa autoridades em Ariquemes

G1, 19/11/2019 12h47

  Imprimir
 
 (Foto: Reprodução) Ampliar imagem:  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

O Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) realizado no final de outubro apontou um índice de infestação acima de 5% em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, quando o recomendável é de até 1%. Neste mesmo período em 2018, o LIRAa apontava um índice 3,3%. A falta de inseticida para combate ao mosquito preocupa as autoridades de saúde.

De acordo com o diretor de endemias em Ariquemes, Clarismundo de Oliveira, este ano foram realizados quatro levantamentos. O último, no fim de outubro, apresentou um índice de infestação preocupante, quando foi apontando um risco de infestação 40% acima do levantamento realizado no mês período realizado no ano anterior.

Para o diretor, a falta de inseticida para combate ao mosquito Aedes Aegypti preocupa. “Em fevereiro venceu o inseticida que aplicávamos no bloqueio de casos e o Ministério, através da Agevisa, recolheu todo esse inseticida. Então não é só Ariquemes, todos os municípios do estado estão sem o inseticida”, explicou.

O diretor disse que o monitoramento apresentou maior índice de infestação nos bairros Parque das Gemas, Setores 3, 6 e 10 e no Distrito Bom Futuro. Clarismundo ainda ressaltou a importância da sociedade contribuir para o controle dos focos de proliferação do Aedes Aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue, que transmite também a Chicungunha e Zika Vírus.

Segundo dados divulgados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), o município com maior risco de infestação de acordo com LIRAa divulgado em outubro é Espigão do Oeste (RO), na Região Central, com 10,5%.

A Agevisa ainda não se posicionou sobre a falta de inseticida nos municípios.

 

     

   © Copyright 2009 | 2019    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |