Candidatos reclamam de 'democratização do acesso ao cinema' como tema da redação do Enem em RO - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Candidatos reclamam de 'democratização do acesso ao cinema' como tema da redação do Enem em RO

G1, 04/11/2019 11h51

  Imprimir
 
 (Foto: Reprodução) Ampliar imagem:  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", surpreendeu os candidatos e foi alvo de reclamações após a prova deste domingo (3).

Moradora de Cacoal (RO), Sidnéia Pereira Evangelista, 20 anos, diz que o tema da redação não chegou a ser cogitado nem pelos cursinhos preparatórios do Enem em Rondônia.

"Foi um tema muito diferente dos anos anteriores. Nem no cursinho surgiu a hipótese de ser um tema cultural", finalizou.
Em Porto Velho, o tema da redação também foi alvo de críticas pelos candidatos. Marilda Marques, que já é estudante de psicologia, afirma que o tema teve um 'teor político'.

"Eu achava que seria coisas do nosso dia a dia, do cotidiano. Teve tantas coisas que aconteceram esse ano e poderiam ter sido o tema da redação", diz a candidata que vai tentar uma bolsa pelo Fies.

Rafaely Matos e Gabrielle Lima, ambas de 18 anos, disseram que o tema da redação do Enem 2019 foi inesperado.

" Achava que o tema seria algo sobre feminicídio, meio ambiente, barragem, mas cinema? Metade das pessoas não esperaram por essa", diz Rafaely.
A outra estudante ressaltou que a dificuldade que teve está relacionada com a estrutura da sala de aula onde fez na prova. " Na escola Orlando Freire a central de ar quebrou e eles abriram a janela, mas mesmo assim estava muito quente e com um tema desse, tudo piorou" pontua Gabrielle, que fez a prova em outra escola de Porto Velho.

Vitória Katollynny Lima, 20, faz engenharia elétrica e vai tentar a nota pra Sisu para trocar de federal; sair de Rondônia para a federal de Goiás, onde mora a família. "O tema da redação foi algo que NUNCA pensei que fosse cair. Achei complicado, pois eu não tinha uma base sobre isso e os textos motivacionais não ajudaram", ressalta.

Nas redes sociais, alguns internautas elogiaram o tema, enquanto outros ficaram felizes de não estarem entre os candidatos neste ano. Para cineastas ouvidos pelo G1, acesso ao cinema no Brasil ainda não é democratizado.

Candidatos reclamam de 'democratização do acesso ao cinema' como tema da redação do Enem em RO

 

Candidatos reclamam de 'democratização do acesso ao cinema' como tema da redação do Enem em RO

 

 

     

   © Copyright 2009 | 2019    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |