Fumaça de queimadas fecha aeroporto de Porto Velho - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Fumaça de queimadas fecha aeroporto de Porto Velho

G1, 26/08/2019 13h31

  Imprimir
 
 (Foto: Reprodução) Ampliar imagem:  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

O aeroporto internacional Governador Jorge Teixeira ficou fechado por quase duas horas nesta segunda-feira (26) em Porto Velho. O fechamento foi em decorrência da quantidade de fumaça das queimadas.

Segundo a Infraero, a única pista do aeroporto foi fechada totalmente às 9h35 (local) porque não havia visibilidade para pouso e/ou decolagem em Porto Velho.

O aeroporto ficou fechado por cerca de duas horas, porém neste horário não estavam previstos voos domésticos.

Por volta de 12h, a Infraero autorizou que um Airbus A320 da Latam pousasse no Governador Jorge Teixeira. A aeronave havia saído de Brasília e o pouso só pôde ser feito através de instrumentos.

Mais cinco voos estão previstos para decolar de Porto Velho ainda nesta segunda-feira, sendo:

Voo Latam n° 03595, para Brasília (marcado para 13h30)
Voo Azul n° 04167, para Cuiabá (às 15h10)
Voo Azul n° 0274, para Manaus (às 21h50)
Voo Gol n° 01883, para Manaus (às 23h30)
Voo Azul n° 02741, para Manaus (às 23h55)


Devido à fumaça na capital, a Infraero diz que estes próximos pousos e decolagens serão operados por meio de instrumento. A pista pode ser fechada novamente se a quantidade de fumaça aumentar à tarde ou durante a noite.

Fechamentos em agosto
Segundo a Infraero, o aeroporto Governador Jorge Teixeira já foi fechado três vezes neste mês de agosto por baixa visibilidade.

No dia 6 de agosto, o aeroporto ficou fechado de 06h30 às 09h00 para pouso. Já no dia 16 a suspensão de voos foi entre 03h41 e 05h54, para pouso e decolagem. No mesmo dia a pista voltou a ser fechada para pouso, às 7h, seguindo assim até 12h.

FAB no combate das queimadas
A Força Aérea realiza, desde o sábado (24), uma operação de combate às queimadas na Amazônia. Os Hércules C-130 estão saindo de Porto Velho para levar água até os focos de calor.

Mesmo com o fechamento temporário do aeroporto, a Base Aérea diz que a ação não foi comprometida.

Voos afetados pelas queimadas
Esta não é a primeira vez que a fumaça das queimadas atrapalha o tráfego aéreo de Porto Velho. No último dia 16 de agosto, um voo da Latam precisou ser desviado do aeroporto de Porto Velho para Manaus devido à quantidade de fumaça no céu da capital.

O voo desviado, de n° 3594 da Latam, tinha saído de Brasília e deveria ter aterrizado no aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, às 11h20 (hora local).

Quando se aproximava de Porto Velho, nas proximidades da Floresta Nacional do Jamari (Flona), a quantidade de fumaça impediu que o piloto seguisse com o voo.

A Infraero ressalta ´que os fechamentos apontados ocorreram "por baixa visibilidade, podendo ter ocorrido por mau tempo ou fumaça na região".

 

     

   © Copyright 2009 | 2019    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |