Febre e viroses transmitidas por mosquitos: conheça os sinais de alerta - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Febre e viroses transmitidas por mosquitos: conheça os sinais de alerta

G1, 03/06/2019 10h06

  Imprimir
 
 (Foto: Reprodução) Ampliar imagem:  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Dengue, zika, chikungunya e febre amarela são viroses já conhecidas – e temidas – pela imensa maioria dos brasileiros. Como sabemos, são transmitidas pela picada de mosquitos – o Aedes aegypti e Haemagogus – e podem causar sequelas irreversíveis ou matar pessoas saudáveis. Não obstante sabermos como evitar a sua proliferação e como devemos nos proteger contra a picada destes mosquitos, essas doenças continuam a aumentar em nosso país, tirando a vida de muita gente.

Agora temos mais uma razão para nos preocuparmos: um outro vírus com características semelhantes já foi identificado no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo. Trata-se do vírus Mayaro, também transmitido pela picada de um mosquito que vive nas matas, denominado Haemagogus janthinomys.

Com tantas viroses potencialmente graves sendo transmitidas indiscriminadamente por todo o país, quando ficar alerta quando for picado por qualquer mosquito?

Os sinais e sintomas iniciais de todos esses vírus são muito semelhantes: febre, dor de cabeça, dor muscular ou nas articulações e manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Todas podem apresentar esses sintomas iniciais e observando só o quadro clínico é impossível diferenciá-las.

Por isso, aqui vão as primeiras dicas:

  • Se você esteve em área de mata recentemente, procure imediatamente um médico ou um Pronto Socorro se apresentar febre e/ou qualquer um – basta um – destes sintomas: dor de cabeça, dor muscular ou manchas vermelhas. Principalmente se você não tomou a vacina da febre amarela. Não perca tempo. Quanto antes essas doenças forem identificadas, melhor.
  • Se você não esteve em área de mata, não sabe se foi picado e apresentar febre com os mesmos sinais e sintomas acima descritos, procure uma avaliação médica, principalmente se você estiver muito indisposto no intervalo da febre.

Outros sinais de alerta importantes:

  • Sangramento de mucosas (gengivas ou nariz), pintas ou manchas roxas no corpo, olhos amarelados, vômitos persistentes, dores abdominais, dores articulares, sonolência ou irritabilidade, pouco xixi, episódios de queda de pressão ou temperatura baixa. Com qualquer um desses sinais e sintomas vá imediatamente ao Pronto Socorro. Dengue e febre amarela, principalmente, podem evoluir para quadros hemorrágicos graves. Por isso, não perca tempo se esses sintomas aparecerem com a febre.
  • Futuras mamães e futuros papais: lembrem-se de que a proteção contra picadas de quaisquer mosquitos é essencial para os dois. Sim, os futuros papais devem se proteger antes e durante todo o período de gestação de suas companheiras. O vírus da zika pode ser transmitido pelo esperma. Se você foi picado, proteja sua companheira grávida e seu bebê usando camisinha.
  • Evitem medicamentos como ácido acetilsalicílico ou anti-inflamatórios como ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco. Paracetamol e dipirona são os mais indicados. Sigam sempre a orientação do seu médico.

Eliminar esses mosquitos do nosso cotidiano parece tarefa impossível. Por isso, o melhor a fazer é buscar orientação e procurar atendimento médico sempre que necessário.

 

     

   © Copyright 2009 | 2019    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |