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Emissão de RG é suspensa pela 2ª vez no ano por falta de cédulas em Ariquemes

G1 Ariquemes, 09/05/2019 11h03

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Os serviços relacionados a coleta de dados e agendamentos para a emissão de Carteiras de Identidade foi suspenso novamente nesta quarta-feira (8), em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari.

Os trabalhos ficaram paralisados por sete dias no último mês de fevereiro, por conta da falta da cédula de papel-moeda, usadas para registrar as digitais dos cidadãos.

O material imprescindível para a confecção do RG é fornecido e controlado pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) da Polícia Civil, que fica em Porto Velho.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o município possui um termo de cooperação com o Estado, onde uma equipe faz a coleta de dados e digitais das pessoas e encaminham para o IICC. Lá, os documentos são confeccionados e reencaminhados para o município em até 45 dias.

A suspensão vai desde o atendimento quanto ao agendamento. Ao todo, são efetuados 35 agendamentos por dia e já haviam atendimentos agendados até o início de julho.

Conforme a secretária da Semdes, Gisele Jasset, a pasta já comunicou o IICC sobre a falta do material, mas ainda não há uma previsão de quando devem ser enviado novas cédulas. Gisele informou que o problema ocorre em todo o estado, por conta da grande demanda de confecção dos documentos para o pouco número de servidores que produzem as cédulas.

“Como são vários postos nos 52 municípios, eles não estão conseguindo atender essa grande demanda, até porque, estão em defasagem de servidores e parte da produção das cédulas ocorrem de forma manual. Sabemos que todos os esforços estão sendo feitos pela equipe do IICC, mas infelizmente estamos desguarnecidos de material”, declarou.

Por conta da suspensão, a Semdes informou que está telefonando para os cidadãos que estavam agendados para ser atendidos nos próximos dias e cancelar os atendimentos.

“Estamos ligando para os cidadãos para avisar e desmarcar, mas existem alguns que não conseguimos informar. Os que já estavam agendados, assim que retomarmos os atendimentos, entraremos em contato para encaixá-los em algum dia para que sejam atendidos”, explicou.

 

     

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