Vacinação contra a gripe atinge 55,3% de cobertura do público-alvo em Ariquemes - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Vacinação contra a gripe atinge 55,3% de cobertura do público-alvo em Ariquemes

G1 Ariquemes, 08/05/2019 10h46

  Imprimir
 
 (Foto: Reprodução) Ampliar imagem:  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) de Ariquemes divulgou nesta terça-feira (7) que a campanha de vacinação contra a gripe atingiu a marca de 55,3% de cobertura do público-alvo no município. De acordo com a vigilância de saúde, o percentual corresponde a 10.965 pessoas imunizadas. A campanha iniciou no dia 10 de abril e segue até o fim de maio.

Segundo a vigilância de saúde, o município possui 19.828 pessoas do grupo prioritário lançadas no sistema, mas ainda restam serem lançadas a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os militares, que devem elevar o quantitativo para 21.500 pessoas.

O ‘Dia D’ de vacinação foi realizado no último sábado (4) e foram 2,6 mil pessoas imunizadas. Mas apesar de terem sido vacinadas um número maior de pessoas em relação ao ano anterior, a estimativa era de imunizar cerca de seis mil pessoas.

“Vale ressaltar que estamos com uma cobertura melhor, nesse período de quase um mês, ao do que foi registrado no ano anterior. Porém, esperávamos ter vacinado mais pessoas no Dia D, só que as pessoas têm procurado mais durante a semana do que no Dia D”, relatou a gerente de vigilância de saúde, Ândrea Gaspar.

Segundo a Semsau, os grupos que apresentam menor índice de cobertura até o momento são os dos professores e os das crianças de seis meses até seis anos, ambas com 42%.

Em Ariquemes, as vacinas são aplicadas em todas as 11 Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Regional.

A escolha dos grupos prioritários seguem recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e a meta em cada cidade é vacinar pelo menos 90% desse público-alvo:

Crianças com idade entre seis meses e a seis anos
Trabalhadores da saúde
Povos indígenas
Mulheres até 45 dias após o parto
Idosos
Professores de escolas públicas e privadas
Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
Jovens sob medidas socioeducativas
Funcionários do sistema prisional
Pessoas privadas de liberdade
Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas)

 

     

   © Copyright 2009 | 2019    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |