Oito projetos do Ifro são selecionados para representar Rondônia na Campus Party em SP - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Oito projetos do Ifro são selecionados para representar Rondônia na Campus Party em SP

G1 RO, 07/02/2019 10h55

  Imprimir
 
 (Foto: Reprodução) Ampliar imagem:  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Oito projetos desenvolvidos por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) estão entre os 40 selecionados no Brasil para serem apresentados na mostra da ‘Campus Future’, durante a Campus Party de São Paulo. O maior evento de tecnologia da América Latina será de 12 a 17 de fevereiro, no Expo Center Norte.

A participação dos alunos do Ifro na Campus acontece desde 2011. A caravana deste ano, que viaja para São Paulo no próximo sábado (9), tem cerca de 40 representantes, com idades entre 17 a 40 anos. O grupo pertence ao setor de informática e tecnologia do Ifro.

Segundo o analista de sistemas e professor Clayton Andrade, a seleção dos alunos para a feira é feita mediante desempenho e análise das notas escolares. Ao G1, ele também destaca a importância do contato e troca de experiências em um evento como a Campus.

“Eles [alunos] estudam informática e programação e, às vezes, têm a ideia de que por estarem em Rondônia o conteúdo deles é diferente do aplicado no mundo todo. Quando eles vão para lá e têm esse contato com outras pessoas, percebem ser a mesma coisa ensinada aqui ou em outro lugar", afirma.

Voltada para projetos inovadores que usam a tecnologia em soluções de impacto social, a Campus Future permite a inscrição de projetos desenvolvidos em várias áreas por alunos de cursos técnicos e universitários. Os alunos então completam o casting que representará o estado na feira.

E foi justamente nessa grande vitrine de tecnologia que projetos voltados para o gerenciamento de consumo de energia, balanceamento de alimentação bovina, e até um jogo de aprendizagem, envolvendo a lógica de programação com realidade aumentada, ganharam espaço entre os 40 projetos selecionados para representar Rondônia.

Para a pró-reitoria do instituto, o número de projetos do Ifro escolhidos para o evento é um resultado de empenho realizado por toda a comunidade escolar.

Além dos selecionados para a Campus Future, outros cinco projetos serão expostos durante a feira: três no Sebrae Like a Boss e dois no programa Startup & Maker.

Os alunos que vão expor na feira terão a viagem custeada pelo Ifro, além de uma bolsa-auxílio para os gastos em São Paulo nos cinco dias de Campus.

“Eles fazem uma rede de contato, pois estão vivendo cinco dias dentro de um evento, com pessoas de outros locais. O que fica para eles é uma percepção de mundo e que eles podem participar de tudo isso. Esses projetos são todos voltados para o desenvolvimento e os alunos podem seguir nessa linha, para vários outros setores”, ressalta o professor Clayton.

 

     

   © Copyright 2009 | 2019    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |