Atletas de Ariquemes correm risco de não viajar para disputar o JIR por falta de transporte - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Atletas de Ariquemes correm risco de não viajar para disputar o JIR por falta de transporte

GE RO, 13/09/2018 17h43

  Imprimir
 
 (Foto: Reprodução) Ampliar imagem:  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Mais de 200 atletas das modalidades individuais e coletivas que estão aptos a representar Ariquemes no Jogos Intermunicipais de Rondônia, JIR, estão convivendo com um grande dilema, faltando poucos dias da estreia da competição. Isso acontece por que a prefeitura do município não disponibilizou o transporte dos atletas até Vilhena, cidade-sede do torneio, que acontece entre 14 a 28 de setembro.

Na última segunda-feira, 10, diversos atletas se reuniram na Câmara dos Vereadores para fazer uma manifestação pacífica durante uma sessão ordinária da casa com o intuito de conseguir o trasporte para participarem dos jogos.

O atleta de handebol, Leonardo Brites, revelou que a equipe já vinha treinando há bastante tempo e foram surpreendidos com a notícia que município não cederia o transporte para levar os esportistas e ficaram de mão atadas.

– Todos os atletas já estão inscritos e em caso de desistência, o município é punido com dois anos de suspensão, além de ir a julgamento e ser prejudicial para a cidade e os atletas. O município alegou que não possui verba, existe um prazo que tinha ser cumprido para a licitação para fazer o transporte, mas o prazo não foi cumprido – comentou o desportista.

Em 2016, o JIR foi realizado em Ji-Paraná, e os desportistas conseguiram o transporte através de uma emenda parlamentar. Já em 2017, a competição aconteceu em Ariquemes e não houve a necessidade de pleitear o transporte.

Segundo Leandro, neste ano, a prefeitura não providenciou a licitação e não possui o dinheiro, a poucos dias do início do JIR, o que para ele é uma falta de consideração com todos os atletas.

– Várias coisas acontecem no dia a dia, todos os atletas chegam a treinar de uma maneira, que pode até ser precária. Então, nós fazemos o nosso esforço para representar o município e quando chega nesse momento, não temos o apoio do município em si – reclamou Leandro.

De Ariquemes a Vilhena são aproximadamente 510 quilômetros e conforme um levantamento feito pelos atletas, eles gastariam em média R$ 500 para fazer a viagem em veículos particulares. Porém, nem todos possuem as condições de fazerem o percurso.

Na primeira semana dos jogos, acontecem as competições de cinco modalidades individuais e o handebol, e na semana seguinte são realizadas as demais modalidades. Por conta deste formato, os atletas de Ariquemes acreditam que três ônibus consigam fazer o transporte.

Posicionamento da Funcet
O presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, Funcet, explicou que há algum tempo o município declarou não ser possível ser feito a viagem através do transporte escolar, pois os atletas não são alunos da rede municipal.

– Se tirarmos os ônibus de transporte escolar aqui de Ariquemes, prejudicaremos os alunos da cidade. As vans e os micro-ônibus são para transporte de pacientes e para pacientes para a área social, então este tipos de veículos não são permitidos a irem a outro município para outros fins – detalhou Elias Araújo.

Devido a essa impossibilidade, a Funcet declarou que está tentando conseguir a locação de ônibus para levar os atletas da cidade e tenta buscar uma solução com o apoio dos vereadores, para resolver esse impasse e embarcar os mais de 200 desportistas que representarão a cidade.

Em Vilhena, a hospedagem, a alimentação e os translados durante os jogos ficam por conta do Estado. Para os municípios, ficam os custos das viagens das delegações até a cidade-sede.

Segundo o presidente da Funcet, uma reunião deve ser feita na prefeitura para definir o que será feito, mas até a manhã desta quarta-feira, 12, faltando dois dias para a abertura dos jogos, a assessoria de comunicação da prefeitura não informou se já houve uma definição.

 

     

   © Copyright 2009 | 2018    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |