Com caso de sarampo confirmado, Rondônia receberá mais 126 mil doses da vacina - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Com caso de sarampo confirmado, Rondônia receberá mais 126 mil doses da vacina

G1 Ariquemes, 01/08/2018 10h17

  Imprimir
 
 (Foto: Reprodução) Ampliar imagem:  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

O estado de Rondônia vai receber mais 126 mil novas doses da vacina contra o sarampo. A partir da próxima segunda-feira (6), o Ministério da Saúde inicia uma campanha nacional de vacinação em crianças com idade de 1 e 5 anos. Rondônia tem atualmente um caso da doença confirmado.

Segundo o Ministério da Saúde, além da vacina de tríplice viral (que previne o sarampo, caxumba e rubéola), o estado receberá 131.300 doses da vacina oral contra a poliomielite, a chamada VOP. Já da vacina VIP, que é injetável, Rondônia contará com reforço de 8.130 doses.

Em uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (31), a coordenadora nacional do programa de imunizações, Carla Domingues, explicou o objetivo da campanha. "Neste momento o alvo é proteger nossas crianças. Elas são a prioriedade, pois têm maior risco de adoecer e pegar o sarampo", diz.

Rondônia tem atualmente um caso confirmado de sarampo, mas Roraima e o Amazonas, que faz divisa com Rondônia, vivem um surto da doença. Diante dos casos recentes na Região Norte, o objetivo do governo é evitar a propagação do sarampo pelos demais estados.

Ao todo, o objetivo do estado é imunizar 104.978 crianças contra a pólio e o sarampo, num total de 265.430 doses a serem aplicadas. "A nossa meta é atingir 95%", diz Carla.

Quem deve ser vacinado?
Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa "gotinha".
Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Seis estados brasileiros têm casos confirmados da doença: Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A campanha vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas. Segundo o ministério, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas.

Poliomelite
Não há novos casos de poliomielite no Brasil. No entanto, os casos da doença aumentaram em outros países, como alertou a Organização Mundial da Saúde.

Com caso de sarampo confirmado, Rondônia receberá mais 126 mil doses da vacina

 

 

     

   © Copyright 2009 | 2018    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |