Carnês de IPTU podem ser consultados e impressos pela internet - NoticiaDaki - Informação de qualidade |
Carnês de IPTU podem ser consultados e impressos pela internet - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Carnês de IPTU podem ser consultados e impressos pela internet

G1 RO, 28/06/2018 12h03

  Imprimir
 
 (Foto: Reprodução) Ampliar imagem:  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Os moradores de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, podem consultar e imprimir as guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos pela internet. Conforme a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), a data para o vencimento da primeira parcela ou da cota única do IPTU será no dia 13 de julho.

Para fazer a impressão das guias, o contribuinte deve acessar o site da prefeitura e preencher os campos solicitados com o CPF do proprietário e o número de inscrição do imóvel.

De acordo com a Semfaz, os carnês começaram a serem distribuídos nas residências do município no dia 19 de julho, mas os moradores que ainda não receberam o carnê e pretendem pagar o IPTU com antecedência podem imprimi-los.

A opção pela internet é de grande relevância para os proprietários de terrenos vazios, pois os carnês não serão entregues nos locais. O contribuinte também poderá imprimir os boletos no guichê de atendimento da prefeitura.

Diferente de 2017, que valor poderia ser dividido em até seis parcelas, os contribuintes poderão pagar o IPTU neste ano em até quatro parcelas. O primeiro vencimento será no dia 13 de julho e as demais no mesmo dia dos meses seguintes. A parcela única também vencerá no dia 13 de julho.

Segundo o secretário da Semfaz, o desconto não será aplicado no pagamento da parcela única e sim nos IPTU’s dos próximos anos, de forma cumulativa.

“O desconto que o contribuinte tem e é aplicado no carnê, é o pagamento em dia dos IPTU’s, no decorrer dos anos. A cada ano, se ele pagar tudo em dia, aí ele vai ter desconto no próximo ano. Esses descontos são acumulativos até o valor de 30%, o que no caso, acumula no máximo três anos”, comentou o secretário.

O município possui cerca de 26 mil unidades imobiliárias e a previsão para 2018 é de arrecadar cerca de 16 milhões com o IPTU. A prefeitura efetuou o reajuste no valor do imposto de 2,06% com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

 

     

   © Copyright 2009 | 2018    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |