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Semfaz divulga calendário de pagamentos do IPTU 2018 em Ariquemes

G1 RO, 07/06/2018 11h55

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A Secretária Municipal da Fazenda (Semfaz) de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, divulgou o calendário de pagamentos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

O secretário da Semfaz, Anderson Dias, disse que os carnês impressos devem ser entregues nas residências a partir do dia 19 de junho. Mas o contribuinte que não quiser esperar pode emitir os boletos de pagamento através da internet, ao acessar o site da prefeitura. Os carnês referentes aos terrenos vazios não serão entregues e os proprietários precisarão emitir o boleto pela internet ou no guichê de atendimento da prefeitura.

De acordo com o cronograma da Semfaz, a parcela única do imposto poderá ser paga até o dia 13 de julho. O contribuinte ainda pode optar por efetuar o pagamento em quatro parcelas, com o primeiro vencimento no dia 13 de julho e as demais no mesmo dia dos meses seguintes. Todos os carnês entregues apresentarão as duas formas de pagamento.

Segundo Anderson Dias, além das mudanças no número de parcelas, que reduziu de seis para quatro, o desconto não será aplicado no pagamento da parcela única e sim nos IPTU’s dos próximos anos, de forma cumulativa. “O desconto que o contribuinte tem e é aplicado no carnê, é o pagamento em dia dos IPTU’s, no decorrer dos anos. A cada ano, se ele pagar tudo em dia, aí ele vai ter desconto no próximo ano. Esses descontos são acumulativos até o valor de 30%, o que no caso, acumula no máximo três anos”, comentou o secretário.

Para a Semfaz, a previsão para este ano é arrecadar cerca de R$ 16 milhões. O município possui cerca de 26 mil unidades imobiliárias que precisarão pagar o imposto um pouco mais caro, por conta do reajuste anual, em que a prefeitura escolheu a correção indicada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 2,06%.

Atraso no lançamento do IPTU

Em janeiro deste ano, a prefeitura informou que estava em processo de rescisão com a antiga empresa responsável pela geração dos boletos do imposto.
Segundo o executivo, a quebra no contrato com a empresa que prestou o serviço em 2017 ocorreu devido a problemas nos cálculos do imposto que atrasaram a arrecadação.
Um novo processo licitatório foi aberto para escolher a nova empresa responsável. Inicialmente, a expectativa era iniciar a emissão dos boletos em março.
Mas segundo Anderson Dias, houve um problema com a licitação e a mesma empresa continuará com a emissão dos boletos, que começam a ser distribuídos a partir deste mês.

 

 

     

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