Monitoramento da qualidade da água é tema de palestra na semana do Meio Ambiente - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Monitoramento da qualidade da água é tema de palestra na semana do Meio Ambiente

Assessoria, 07/06/2018 20h37

  Imprimir
 
 (Foto: Reprodução) Ampliar imagem:  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

No município de Ariquemes 87% da população tem acesso a água potável, a estimativa é que nos próximos anos seja alcançado 100% de cobertura, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no município. A Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), com intuito de trazer para reflexão a importância da água tratada, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Águas de Ariquemes, realizou na última terça-feira (05.06), no auditório da faculdade, uma palestra sobre o monitoramento da qualidade da água.

Cerca de 70 acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Agronomia, Biologia, Física e Gestão Ambiental, participaram da palestra, conduzida pelo Diretor -executivo da Nascentes do Xingu de Rondônia, Mestre em Química, Robson Cunha. No encontro, foi apresentado a legislação vigente dos parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, as etapas que compõem o tratamento da água, iniciando na captação até a rede de distribuição, bem como o monitoramento da água tratada que são realizados de hora em hora na Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Jamari. No final os alunos tiveram suas dúvidas respondidas sobre a contaminação dos poços e cisternas domésticas, causadas pelas fossas sépticas, e novas implantações de rede.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Felipe Cordeiro Lima, a instituição tem a responsabilidade de preparar profissionais conscientes e, ressalta que a parceria com a concessionária facilita o acesso a informação, proporcionando o conhecimento prático na área do saneamento. “A palestra desta noite, proporcionou ótima aprendizagem, foi perceptível o interesse pelo assunto, a intenção é realizar mais palestras e abrir para comunidade participar”, contou.

“É triste saber que somente 40% da população de Rondônia tem acesso a rede de água tratada e pouco mais 6% a sistema de coleta e tratamento de esgoto, trazer assuntos como este para serem debatidos no meio acadêmico é fundamental na conscientização e quebra de paradigmas”, contou a aluna do terceiro período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitarista, Aline Fernandes.

VISITA TÉCNICA –  A Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Jamari, receberá no próximo sábado (09.06), a visita dos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FAEMA. O coordenador de operações da Águas de Ariquemes, Marcelo Cazuza, conduzirá a atividade explicando o funcionamento da estação, e de forma prática como são realizadas as análises da água no laboratório. A ação faz parte das atividades socioeducativas da Semana do Meio Ambiente da Águas de Ariquemes.

Para mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Águas de Ariquemes, acesse www.aguasdeariquemes.com.br 

Monitoramento da qualidade da água é tema de palestra na semana do Meio Ambiente

 

Monitoramento da qualidade da água é tema de palestra na semana do Meio Ambiente

 

 

     

   © Copyright 2009 | 2018    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |