Veja as principais doenças nos rins e dicas de como preveni-las - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Veja as principais doenças nos rins e dicas de como preveni-las

Assessoria, 09/03/2018 11h32

  Imprimir
 
 (Foto: Assessoria) Ampliar imagem:  (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Dicas de como se prevenir de doenças renais também foram dadas pelo profissional. Dia 8 de Março é comemorado o Dia mundial do Rim.

Nesta quinta-feira (8) foi comemorado o "Dia Mundial do Rim" e a equipe do G1 conversou com o médico nefrologista Gustavo Herdoíza para falar sobre as principais doenças que 'atacam' o rim, o principal filtro de produtos do metabolismo de aminoácidos

Segundo Herdoíza, existem dois tipos de doenças que são as mais preocupantes. "Tem múltiplas doenças que afetam o rim, mas as principais são a diabete e a Lúpus. A diabete talvez seja a pior doença que existe", diz o médico.

Para Herdoíza, quando o paciente não faz as indicações do médico e não segue o tratamento, a tendência é que a doença evolua e prejudique as artérias, causando enfraquecimento do rim.

"O objetivo da diabete é ir fechando todas as artérias, começando pelas artérias pequenas até as artérias grandes. Quando chega na artérias grandes é porque está na fase final da doença", explica o médico.

Já sobre o Lúpus, o médico afirma que a doença tem o mesmo processo da diabetes. " (...) (ela) tenta destruir todas as artérias dos pacientes. O resto são complicações, por exemplo, a hipertensão arterial vai evoluir a uma insuficiência renal. Os processos infecciosos podem evoluir com síndrome nefrítica ou síndrome nefrótica. São diferentes tipos de doenças porque uma evolui com hipertensão arterial com inchaço e edema, e a outra é a eliminação da proteína pela urina", explicou Herdoíza.

Outros tipos de situações ou doenças que podem comprometer o rim são: medicamentos, artrite, trauma, uma cirurgia, uso de contraste para realizar o raio-x e infecção urinária. "Todos esses tipos de doença vão afetar o rim", afirma Herdoíza.

O doutor diz que as pessoas podem observar se estão ou não com problemas nos rins. Um dos sintomas inicial é a infecção urinária, que deve ser investigada.

" As mulheres pensam que a secreção vaginal é normal e não é. Muitas vezes esses corrimentos estão ligados com infecções. Apresentar mais de quatro infecções urinárias durante o ano já é perigo, pois pode estar evoluindo para uma infecção crônica nos rins", afirma o médico.

Outra doença recorrente é o cálculo renal, que são causados pela falta de líquido no organismo. "As pessoas não tomam líquidos, mas é importante tomar dois litros de líquidos por dia, não só de água, mas de suco também", disse Herdoíza.

A anemia também é uma doença que pode estar relacionada com problemas no rim. "Quando você está perdendo o rim o primeiro sintoma é a anemia. Quando se tem anemia, primeiro precisa se investigar como está funcionando o rim", aponta o médico.

Sobre a prevenção de doenças renais, Gustavo Herdoíza deixou quatro dicas que podem prevenir problemas no funcionamento do rim.

Beber dois litros de líquidos por dia
Não comer comida com sal, ou muito sal
Na dieta, retirar os hidratos de carbono (massas, pão e etc)
Praticar exercícios

 

     

   © Copyright 2009 | 2018    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |