A Carteira Nacional de Habilitação deve virar cartão com microchip até 2019 - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

A Carteira Nacional de Habilitação deve virar cartão com microchip até 2019

Assessoria, 06/12/2017 16h33

  Imprimir
 
 (Foto: Assessoria) Ampliar imagem:  (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a medida visa reduzir fraudes e proporcionar mais segurança

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofrerá novas mudanças a partir de 2019. O Ministério das Cidades informou nesta quarta-feira (6) que o documento em papel vai virar um cartão de plástico com microchip.

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) será publicada ainda nesta semana para regulamentar a produção da CNH com o novo layout e requisitos de segurança. 

Até 1º de janeiro de 2019 os órgãos e entidades executivos de trânsito de todos os estados brasileiros deverão adequar seus procedimentos para adoção do novo modelo.

De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a medida visa reduzir fraudes e proporcionar mais segurança.

Metamorfose constante

A CNH teve diversas mudanças recentemente. Em janeiro deste ano, ela passou a ser emitida em um novo visual, com mais itens de segurança, marcas d'água e itens holográficos.

Em maio, o documento recebeu também o QR-Code - um código que permite checar os dados do motorista por meio de leitura com a câmera do smartphone.

Mas esse visual terá vida curta. Segundo o Ministério das Cidades, um estudo feito pela Universidade de Brasília (UNB) recomendou a alteração para o formato em cartão.

Além do documento físico, uma versão digital da CNH passou a ser oferecida em alguns estados desde outubro deste ano. Até 1º de fevereiro de 2018 o documento eletrônico, com acesso pelo celular, deve estar disponível em todo o país.

 

     

   © Copyright 2009 | 2017    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |