Parque é construído em área de nascentes recuperadas em Ariquemes, RO - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Parque é construído em área de nascentes recuperadas em Ariquemes, RO

G1 RO, 27/11/2017 10h19

  Imprimir
 
 (Foto: G1 RO) Ampliar imagem:  (Foto: G1 RO)
Foto: G1 RO

Uma área com várias nascentes degradadas passou por revitalização e deu lugar a um parque em Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari. O Parque das Nascentes foi construído no Setor 2, próximo ao Parque do Açaí. A inauguração do espaço aconteceu no último fim de semana em uma solenidade com apresentações de fanfarras escolares e música ao vivo.

Segundo a coordenadora da construção do parque, Darlete Aguetoni, foram quase duas mil caçambas de terra usadas para adequação do terreno. Parte dos materiais e equipamentos usados na construção foi doada por empresas e a mão de obra foi de servidores do Estado, moradores e apenados.
“Essa praça é toda especial, foi feita de maneira diferente, com mão de obra direta, sem licitação, gerando uma economia gigantesca”, disse a coordenadora.

Delfino Alves Pereira mora há seis anos na região da praça e recorda do desrespeito ao meio ambiente que havia com o lixo que era jogado nas nascentes.
“Isso aqui era uma área tão feia. Era um buracão com nascentes de águas. Nós nunca esperávamos que isso fosse mudado”, contou.

No local, há várias minas que brotam água continuamente. Para preservar as nascentes, um trabalho de recuperação também foi realizado. Dois lagos foram formados com o represamento e canalização da água que brota em várias partes do parque.

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, lembrou a necessidade do cuidado com a praça para manter o lugar seguro.

“As praças são pontos de encontro. As pessoas saem de casa, vêm conversar, as crianças vêm brincar. O difícil é manter a praça bonita, bem colorida, com muitas árvores, eventos. É importante que os moradores acessem a polícia com qualquer ameaça pra dar ordem ao ambiente”, sugeriu.

O motorista Adão Alves de Souza disse que pretende passear com a família na área para aproveitar mais a natureza. “Ficou 100%! Se continuar preservado, vai ser um novo ponto turístico de Ariquemes. Eu só espero que seja cuidado", enfatizou o morador.

Junto ao parque acontece o projeto 'Colorindo Vidas'. Inspirado em uma cidade colombiana, o projeto prevê a pintura das casas ao redor do parque, que tinham os fundos voltados para o local. Tintas doadas e mão de obra voluntária foram utilizadas na iniciativa

Parque é construído em área de nascentes recuperadas em Ariquemes, RO

 

Parque é construído em área de nascentes recuperadas em Ariquemes, RO

 

 

     

   © Copyright 2009 | 2017    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |