Museu apresenta acervo da história de Ariquemes aos visitantes da Expoari - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Museu apresenta acervo da história de Ariquemes aos visitantes da Expoari

G1 Ariquemes, 29/07/2017 09h57

  Imprimir
 
 (Foto: G1 Ariquemes) Ampliar imagem:  (Foto: G1 Ariquemes)
Foto: G1 Ariquemes

Uma linha do tempo montada em um dos estandes na Exposição Agropecuária (Expoari) de Ariquemes (RO) revela curiosidades dos 40 anos da cidade, que serão completados em outubro. Parte do acervo do Museu Rondon foi levado para o espaço da prefeitura de Ariquemes dentro do parque de exposições.

Dentre os objetos expostos estão fotos que revelam diferentes momentos do crescimento do município e também objetos que hoje caíram em desuso.

O casal Simonica Rastirolla e Ronaldo Jaguszevski foi conhecer mais da história da cidade onde vivem. Ronaldo revelou que ficou surpreso ao saber que Ariquemes tinha cinema na década de 1980.

“É muito bom conhecer a história da cidade. Pra nós que somos mais novos. Eu não sabia que tinha cinema em Ariquemes nessa época”, conta.

No local ainda há máquinas usadas na telegrafia implantada por Rondon e utensílios usados nos tempos dos seringais. Também foram reproduzidos objetos indígenas, em alusão à tribo Arikeme, que vivia na região onde foi fundado o principal município do Vale do Jamari.

Centenas de obras de artesãos também compõem o espaço cultural. Esculturas de personagens históricos do estado e de peixes da região estão entre as peças apresentadas.

Entre as expositoras está a artesã Rosilda Costa. Ela conta que está satisfeita com o movimento da festa e comemora a oportunidade de exibir suas obras.

“As canecas dos times fazem muito sucesso, também um porta-vinho e o pocinho pra jardim. Na verdade, todas as peças estão fazendo sucesso”, diz.

Pra quem curte história, ainda há uma exposição dentro da Femuar, contando detalhes das 34 edições da Expoari, como shows históricos, cartazes antigos e construção do parque de exposições.

A Expoari segue até o próximo domingo (30), na Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), na BR-364, saída para Porto Velho.

Museu apresenta acervo da história de Ariquemes aos visitantes da Expoari

 

 

     

   © Copyright 2009 | 2017    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |