Ordem para iniciar saneamento básico é assinada em Ariquemes, RO - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Ordem para iniciar saneamento básico é assinada em Ariquemes, RO

G1 Rondônia, 05/07/2017 11h32

  Imprimir
 
 (Foto: G1 Rondônia) Ampliar imagem:  (Foto: G1 Rondônia)
Foto: G1 Rondônia

A ordem de serviço para a construção da etapa inicial do saneamento básico de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, foi assinada nesta segunda-feira (5). De acordo com concessionária da rede de água e esgoto responsável pelo município, dois setores devem ser contemplados no 1° momento e cerca de R$ 10 milhões serão investidos na primeira etapa das obras.

Com cronograma para iniciarem a obra partir desta quinta-feira (6), a primeira será nos Setores 1 e 3, onde mais de 11,5 mil pessoas deverão ser atendidas com a conclusão dos serviços. A previsão é que os trabalhos terminem em dezembro deste ano.

Atualmente, no município, apenas os Setores de Zona Sul e Jardim Feliz Cidade, que são os residenciais populares, possuem rede de saneamento básico.

Conforme o presidente da Nascentes do Xingu, Themes de Oliveira, estes primeiros setores a receberem as obras foram escolhidos por questões técnicas e topógrafas da localidade. A empresa, gerida pela Águas de Ariquemes, é a responsável pela gestão de abastecimento de água e rede de esgoto do município.

“Devemos salientar que o serviço de coleta e tratamento de esgoto é totalmente diferente do abastecimento de água. Neste a ser construído, a Estação de Tratamento de Esgoto [ETE] é montada em uma área de baixo relevo e segue para as áreas mais elevadas. Com os estudos topógrafos apresentados pelo núcleo de engenharia, a nossa meta é de finalizar até o fim do ano 10% da rede de esgoto e concluir ao final dos cinco primeiros anos da concessão de serviços 50% da rede de saneamento básico”, relata.

Classificado como um marco importante na história de Ariquemes, as autoridades públicas do município acreditam que as doenças relacionadas à água sejam diminuídas e que cause um desafogamento nos hospitais após a construção do saneamento básico.

“Por questões de proximidade aos locais apropriados na instalação de rede de esgoto, estes dois setores foram os primeiros a serem escolhidos, mas tranquilizo a população dos outros bairros que este tipo de serviço chegará em todos os bairros. Por obrigação contratual, ao final de 8 ou 9 anos, 100% do município será beneficiado com a instalação da rede de saneamento”, comenta o prefeito Thiago Flores.

 

     

   © Copyright 2009 | 2017    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |