Ariquemes - Unidade Integrada de Segurança Pública é inaugurada - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Ariquemes - Unidade Integrada de Segurança Pública é inaugurada

G1/RO, 15/05/2017 10h06

  Imprimir
 
 (Foto: G1 Rondônia) Ampliar imagem:  (Foto: G1 Rondônia)
Foto: G1 Rondônia

A 9ª Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Rondônia foi inaugurada em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, na manhã deste sábado (13). A solenidade de entrega da obra teve discursos de autoridades políticas, militares e religiosas.

A obra custou aproximadamente R$ 4,5 milhões, um milhão de reais além do previsto, e foi entregue com 8 meses de atraso. Segundo o secretário estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, Lioberto Caetano, os atrasos ocorreram por problemas com projeto e descumprimento de prazos. Ele destacou a ideia de integração que o espaço deve passar. “Uma obra que a comunidade vai ter como sendo o endereço da segurança pública”.

Ainda de acordo com o secretário, cerca de 120 servidores deverão trabalhar no local. “Nós estamos capacitando os servidores para utilizar essa Unisp e garantir qualidade no atendimento”, disse o secretário.

9ª Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Rondônia foi inaugurada em Ariquemes (Foto: Diêgo Holanda/G1)

A primeira delegacia a se instalar na unidade deve ser a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), que até então, funciona em um prédio alugado e com problemas de segurança.

O governador Confúcio Moura ressaltou expectativa na redução de crimes a partir de um trabalho feito em melhores condições pelos servidores.

“Com a introdução de tecnologia e inteligência na investigação sobre quadrilhas, sobre crimes de qualquer natureza, com o ambiente de trabalho moderno e novo, dá para avançar. A população do Vale do Jamari é uma população muito aflita e insegura. Nós queremos colocar Ariquemes como um município pacífico”, explicou o governador.

No mesmo prédio devem funcionar as delegacias da Polícia Civil, alguns setores da Polícia Militar (PM) e atendimento de vistorias e defesa civil dos bombeiros.

O delegado geral da Polícia Civil em Ariquemes, Rodrigo Duarte, falou da economia de tempo que os servidores terão por não se ocuparem com problemas de estrutura física.

“Vai melhorar muito a auto estima do servidor e a população vai ser melhor atendida. Essa etapa é importante porque desonera os delegados de ter que resolver problemas administrativos relacionados a estrutura que nos tomavam e muito nosso tempo”.

A Unisp também foi elogiada pelo subcomandante da PM-RO. “Vai dar mais condições de trabalho para que todos em conjunto possam combater a criminalidade que tanto incomoda os munícipes de Ariquemes”, disse Clairton Pereira da Silva.

Felipe Santigo Chianca, comandante geral do Corpo de Bombeiros, acredita que haverá melhoria na prestação dos serviços com a proposta de utilização da Unisp. “Vai ser um trabalho integrado que facilitará o trabalho de todos os envolvidos na segurança pública”, afirma.

O prédio, que tem dois pavimentos, tem salas para delegados, vítimas, espera, reconhecimento, auditório, celas, cartórios, dentre outras. A construção fica na rotatória da Avenida Tancredo Neves com Avenida Tabapuã, Setor Institucional. A mudança definitiva de todas as delegacias para o prédio deve demorar aproximadamente 15 dias.

 

     

   © Copyright 2009 | 2017    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |