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MP define normas para atendimento em hospitais privados de Ariquemes

G1 Rondônia, 03/03/2017 09h38

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O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) definiu as normas para o atendimento de pacientes nos hospitais particulares de Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari. Em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a promotoria e todas as unidades hospitalares privadas do município, ficou definida o compromisso de ofertar um melhor e mais adequado atendimento de saúde aos pacientes que estejam internados.

De acordo com o MP-RO, todos os serviços prestados pela rede privada de assistência à saúde deverão passar por melhorias após a assinatura do TAC. Através do documento, os representantes dos hospitais selaram um pacto pelo bom e regular atendimento de saúde, em que se deve primar pela revisão de todos os atos procedimentais, dos equipamentos e dos funcionários colocados à disposição dos serviços prestados.

Conforme a promotora responsável pela área, Priscila Matzenbacher, a promotoria de Ariquemes teve a iniciativa de firmar o TAC com os hospitais após a instauração de um inquérito civil público.

No inquérito se constatou que alguns dos hospitais mantinham pacientes internados sem a assistência presencial tanto dos médicos quanto das equipes de saúde, sendo que apenas a presença de técnico de enfermagem foi detectada durante o plantão noturno em certas unidades hospitalares.

Por fim, o MP-RO ainda verificou a existência de propaganda publicitária de forma irregular por parte dos hospitais, o que pode colocar em risco a vida dos pacientes. Segundo o órgão, as unidades anunciavam a existência de plantão médico de sobreaviso, o que foi considerado como extremamente perigoso.

No entendimento da promotoria, o paciente não deve decidir se o seu quadro de saúde é possível de ser atendido imediatamente pelo pronto socorro ou aguardar a chegada de um médico para que lhe atenda.

 

     

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