Baixa procura preocupa funcionários de biblioteca pública de Ariquemes - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Baixa procura preocupa funcionários de biblioteca pública de Ariquemes

Usuários reclamam de acervo desatualizado e falta de estrutura.

G1/RO, 10/02/2017 10h27

  Imprimir
 
 (Foto: G1 Rondônia) Ampliar imagem:  (Foto: G1 Rondônia)
Foto: G1 Rondônia

A Biblioteca Municipal de Ariquemes Pedro Tavares Batalha, na região do Vale do Jamari, está com um baixo movimento de frequentadores. Segundo o livro de registro de presença, em algumas semanas o número de frequentadores não passa de 30 pessoas.

A estagiária da biblioteca, Dianara Alves Gurgel, explica que a maior procura ocorre no período escolar, e que por isso, agora o movimento deve aumentar um pouco. "Tem gente que vem estudar para o vestibular, para o Enem e muitos são concurseiros também", conta.

Dianara também expõe que mais da metade dos sócios não devolvem os livros dentro do prazo, e que muitos nem chegam a devolver os volumes, o que empobrece o acervo da biblioteca. O espaço tem mais de 5 mil exemplares de livros, no entanto os frequentadores reclamam que obras lançadas recentemente e que são sucesso entre os mais jovens ainda não tenham sido adquiridas.

O técnico em educação Israel Borges, de 60 anos, é um dos mais antigos frequentadores da biblioteca. Ele conta que vai ao local há mais de 30 anos e lamenta que o espaço desperte pouco interesse. "A biblioteca enche mais quando existem concursos e vestibulares próximos, aí as pessoas vêm estudar", revela.

Os leitores também reclamam da ausência de sinal de wi-fi, tomadas para usar notebook, jornais diários e revistas recentes. O ar-condicionado também está sem funcionar e quando chove, há goteiras sobre as mesas de estudo. Até a publicação desta matéria não conseguimos resposta da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer sobre os problemas estruturais da biblioteca.

Para fazer a carteirinha de sócio e poder emprestar livros, basta levar documentos originais e duas fotos 3x4. O prazo de devolução dos livros é de uma semana. A Biblioteca Municipal Pedro Tavares Batalha funciona das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

     

   © Copyright 2009 | 2017    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |