Primeiro caso de zika vírus é confirmado em Ariquemes - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Primeiro caso de zika vírus é confirmado em Ariquemes

G1 Rondônia, 22/04/2016 21h47

  Imprimir
 
 (Foto: Reprodução) Ampliar imagem:  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou na última semana o primeiro caso de zika vírus em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. A Semsau também informou que existem 19 casos suspeitos no município, que foram notificados e aguardam pelo resultado. Além destes, há ainda seis casos suspeitos da febre chikungunya.

Conforme o coordenador de combate a endemias, Fábio Gonçalves, o primeiro caso de zika vírus foi registrado em uma mulher que sentiu os sintomas há cerca de 30 dias, mas que a paciente não está grávida e não houve sequela da doença.

"Foi coletado uma amostra de sangue para exame e foi confirmado. Imediatamente realizamos todo um trabalho de bloqueio, onde houve eliminação de criadouros, bloqueio químico com inseticida para eliminar todos os mosquitos adultos daquela localidade. De tal forma que este caso não se propagou e multiplicou-se. Acabou sendo controlado", comentou.

Apesar da incerteza se a doença foi contraída em Ariquemes ou importada de outro município gera uma preocupação aos moradores locais. A Semsau emite um alerta à toda população, especialmente neste período crítico em que ocorre as chuvas.
"O fato de termos confirmado um caso, significa que o vírus circulou pelo município e que ,provavelmente, possa continuar circulando. Para isso chamamos a atenção de todos para terem os devidos cuidados, caso a pessoa sinta os sintomas, o ideal é procurar uma unidade de saúde e evitar a automedicação", alertou Fábio.

Casos de Dengue

De acordo com os dados divulgados pela Semusa, até o dia 15 deste mês, foram registrados ao todo 217 casos suspeitos de dengue no município para a realização de exames. Destes, 12 casos foram confirmados. Conforme o órgão de saúde, cerca de 80% dos focos de criadouro das larvas do mosquito Aedes Aegypti são encontrados nos lixos domésticos.

Zika vírus em Rondônia

Segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), 61 casos autóctones de zika vírus foram registrados em todo o estado em 2016. Nestes casos, 31 ocorreram em Porto Velho.

Em Vilhena foram registrados 12 casos, quatro em Alta Floresta, três em Cerejeiras e Rolim de Moura, dois em Alto Alegre e Ji-Paraná e um caso em Ariquemes, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Urupá e Santa Luzia.

 

     

   © Copyright 2009 | 2017    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |