Empresários de Ariquemes cobram voos comerciais no Aeroporto da Cidade - NoticiaDaki - Informação de qualidade |

Empresários de Ariquemes cobram voos comerciais no Aeroporto da Cidade

Aeroporto de Ariquemes não oferece voos há mais de 20 anos. Pesquisa aponta que mais de 5 mil passag

G1 - RO, 10/09/2013 10h24

  Imprimir
 
O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Rondônia, Lucio Mosquini, afirmou que já recursos disponív (Foto: Reprodução) Ampliar imagem: O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Rondônia, Lucio Mosquini, afirmou que já recursos disponív (Foto: Reprodução)
O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Rondônia, Lucio Mosquini, afirmou que já recursos disponív - Foto: Reprodução

 Construído há mais de 20 anos, o Aeroporto de Ariquemes (RO) opera somente com pousos e decolagens de aeronaves de pequeno porte. O motivo é que não há condições físicas para receber voos comerciais, como a construção de salas de embarque e desembarque. Uma pesquisa feita por empresários do setor revelou que cerca de cinco mil passagens aéreas são compradas mensalmente pela população do município. De acordo com o governador de Rondônia, Confúcio Moura, no momento, não há data para reforma ou construção de um novo aeroporto na cidade.

Ainda que Ariquemes esteja em pleno desenvolvimento, o aeroporto do município não possui estrutura para receber aeronaves de grande porte e operar com voos comerciais, fazendo com que seja utilizada para voos visuais com aviões de pequeno porte.

“Ariquemes é uma cidade muito desenvolvida no eixo, mas se não tivermos um aeroporto vamos começar a ficar para trás no tempo”, conta o empresário Francisco Farina, que acredita que são alguns pequenos ajustes que devem ser feitos para tornar o aeroporto com viabilidade comercial.

 O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Rondônia, Lucio Mosquini, afirmou que já recursos disponíveis para as obras no aeroporto, entretanto, existem alguns trâmites burocráticos para que a verba seja disponibilizada e repassada.

“O recurso é da SAC [Secretaria da Aviação Civil] e ele depende de uma avaliação do Banco do Brasil dos aeroportos. Então o que é questionado junto à SAC é a viabilidade de ampliar o aeroporto local ou construir um novo”, explica. Em agosto, o diretor do DER chegou a dar prazo para o início das obras do novo aeroporto.

O terminal fica em uma área pouco utilizada pela população, já que para viajar restam apenas as rodovias para a população. Para quem viaja de avião, tem que embarcar em outras cidades do estado há aeroportos que operem com voos comerciais. A esperança das pessoas era a construção de um novo aeroporto ou, ao menos, a reforma do atual. No entanto, o governador Confúcio Moura afirmou que a reforma ou o novo aeroporto ainda não tem data para acontecer.

“Dependemos do Banco do Brasil para realizar alguma obra no aeroporto da cidade. De qualquer forma, Ariquemes não será esquecida, fazendo um aeroporto novo ou ampliando a reforma com toda uma estrutura moderna no aeroporto atual”, declara Confúcio.

 

     

   © Copyright 2009 | 2019    Política de privacidade     Fale conosco  |   Anuncie conosco  |